Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ROTA ACESSIVEL: DIRETRIZES DE PROJETO DE REFORMA/ADAPTAÇAO ESCOLAR

RESUMO

É cada vez mais evidente o surgimento de leis que objetivam garantir a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Por sua vez, as instituições se encontram no dever de adaptar seus espaços físicos, a fim de permitir que seus usuários como deficiência tenham condições de realizar suas atividades de maneira segura, com conforto e sobretudo, com autonomia. Esse projeto teve por objetivo a elaboração de um manual com diretrizes projetuais de reforma/adaptação escolar, a fim de orientar obras de reforma da Escola Estadual Básica João José de Souza Cabral, buscando assim atender as legislações vigentes. A metodologia dividiu-se em 6 etapas: entrevista, levantamento métrico e fotográfico, realização de vivência em cadeira de rodas, desenvolvimento de croquis, elaboração de projeto arquitetônico e, por fim, projeto e execução de sinalização ambiental. Além da elaboração do manual, foi possível ainda o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de acessibilidade e também, o desenvolvimento e execução de um sistema de sinalização ambiental inovador, contemplando a escrita de sinais para surdos.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Servidor - Gabriel Moraes de Bem- CPF 056.913.279 - 76

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

GUSTAVO GABRIEL HOFFMANN, Gabriel Moraes de bem, Roberta Costa Ribeiro Da Silva, Aryane Spadotto, Jorge Armindo Sell, Giovana Gonçalves, Sabrina Thien, Luis Felipe Borges, Andre Gustavo Muller, Lana Stefany Izidro


{{res.msg}}