Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

BALANÇA ALGEBRICA

RESUMO

Muitos alunos apresentam dificuldades no domínio de regras matemáticas básicas e essas são um pré-requisito para maioria das disciplinas que compõem os cursos integrados, técnicos e de graduação. Considerando este contexto, aconteceu nesse projeto a produção e utilização de uma balança de quatro pratos para trabalhar os conceitos de equação, visando estreitar a relação entre o concreto e o abstrato. O objetivo foi possibilitar a aprendizagem de conceitos básicos, mais dinâmicos e fortalecer a ligação entre a matemática e o cotidiano. O projeto iniciou-se com o estudo dos conceitos de equação e inequação, logo dos desenhos e processos de fabricação que foram utilizados na produção das balanças, e por fim, foram estruturadas práticas pedagógicas com estes dispositivos. Finalmente, o projeto teve como objetivo ser aplicado em sala de aula, uma vez que o sucesso deste projeto tenha sido alcançado. Visou-se o estudo posterior da sua aplicabilidade nas séries finais do ensino fundamental, em parceria com as redes municipais e estaduais de ensino, que são onde há o primeiro contato com as desafiadoras equações.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

GUSTAVO RECCO DO LIVRAMENTO
CPF - 123.028.549-00

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

BENHUR KAIAN GOMES SERAFIM, GUSTAVO RECCO DO LIVRAMENTO, ARIEL TEIXEIRA, JULIANO DA SILVA DE SOUZA


{{res.msg}}