Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

APRENDIZADOS PARA INICIAÇÃO DE UMA PESQUISA

RESUMO

O Instituto Federal de Santa Catarina IFSC – Araranguá desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão com a aldeia Nhu Porã desde 2013. Nas visitas realizadas o cacique demonstrou preocupação com a perda da cura através das plantas medicinais. Este problema aconteceu pois a aldeia foi assentada em local sem mata nativa, e que não tem as plantas utilizadas por eles. Diante disso, foi elaborado um projeto para a revitalizar esta cultura, porém, era necessário capacitar as bolsistas para a pesquisa. Desta forma, a primeira parte do projeto foi pensada na iniciação científica. Partindo deste princípio, e tendo a teoria de paulo freire como orientação, buscou-se a elaboração de capacitações que embasassem o trabalho de pesquisa sobre a Revitalização das Plantas Medicinais na Aldeia Indígena Nhu Porã. A linha metodológica foi a qualitativa e a revisão bibliográfica, priorizando práxis, numa visão de teoria e prática indissociável. Objetivou-se neste artigo, relatar as capacitações desenvolvidas referente às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), grupo focal e fotografia para que as bolsistas pesquisadoras assimilassem as informações e tivessem condições d desenvolver um trabalho de qualidade, assim como relatar as impressões que as mesmas tiveram da experiência. O conhecimento das técnicas que fundamentam o trabalho que elas estão realizando, e apesar de ainda não finalizado, já demonstra sua importância para a realização de um trabalho usando a sociologia das ausências que buscam o conhecimento que verdadeiramente conduza à emancipação social.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

POLLIANNA APARECIDA ALESSIO, Emanuele Martins da Rosa, Marilene Ritter, Suzy Pascoali


{{res.msg}}