Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

MAPEAMENTO DO USO DE VIDEOS EM AULAS DE MATEMATICA

RESUMO

O uso de vídeos com conteúdos curriculares por alunos, para sanar dúvidas de assuntos
vistos em sala de aula já é um fato. Mas como esses vídeos são utilizados em sala de
aula? E especificamente vídeos em aula de Matemática, uma disciplina que muitos
alunos possuem dificuldades, e por isso, procuram outras alternativas de estudo além
da sala de aula? Como os vídeos são explorados em aulas de Matemática das escolas
da região de Gaspar? Os professores exibem vídeos a seus alunos? Produzem seus
próprios vídeos? Estimulam a produção por seus alunos? Essas são indagações que
foram feitas, por meio de um questionário, a professores de Matemática da região de
Gaspar, com o intuito de realizar um mapeamento do uso de vídeos em aulas de
Matemática nas escolas da região do município. Como resultados, percebe-se que
muitos dos professores consultados utilizam, às vezes, vídeos em sala de aula,
explorando vídeos já disponíveis em plataformas na Internet. Já quando questionados
sobre a possibilidade de produzirem seus próprios vídeos, a maioria dos professores
afirmou desconhecer a técnica de produção, o que justifica o uso de vídeos prontos.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

CARLOS EDUARDO THOME PEREIRA, Vanessa Oechsler


{{res.msg}}