Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

PRESENTE DOS MEUS PAIS: CONTRIBUIÇÕES LEXICAIS DO BILINGUISMO ALEMÃO/PORTUGUÊS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

RESUMO

O bilinguismo alemão-português é frequente entre alunos no Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFSC campus São Carlos. Ao serem questionados sobre as línguas que falam, 7 dos 18 discentes do Primeiro Ano de 2018 afirmaram usar a língua alemã na comunicação com família e amigos, e que essa língua foi lhes foi ensinada pelos seus pais. Da mesma forma, afirmaram que saber a língua minoritária presente na comunidade os auxilia no aprendizado da língua inglesa, principalmente devido aos conhecimentos lexicais, fonéticos e semânticos do vocabulário. Porém, esse auxílio apenas fica evidente quando um novo vocabulário é apresentado na língua inglesa e os discentes percebem a semelhança. O objetivo desta pesquisa é elaborar, junto com os bolsistas, materiais bilíngues alemão/inglês com foco no aprendizado lexical da língua inglesa para usar em aulas de Língua Inglesa, além de publicar na comunidade externa (também bilíngue), a fim de incentivar o ensino do alemão de pais para filhos. Para isso, diversos campos lexicais da língua inglesa foram estudados e seu vocabulário associado com os correspondentes da língua alemã. Além disso, falantes bilíngues alemão/português foram entrevistados para conferência dos dados lexicais da língua alemã. Também foi estudada a ortografia do alemão Hunsrückisch (língua que os alunos apenas dominam nas habilidades da fala e compreensão oral), segundo o conjunto de normas estabelecidas em Altenhofen et. al. (2007). Um dos resultados é uma lista de palavras bilíngue de diversos campos lexicais com similaridade na pronúncia.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

NOME: Geniel Assmann Bogorny
CPF: 109.377.419-30

Arquivos

Área

DT 1 - Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional

Autores

STEFANI STEIN, Geniel Assmann Bogorny, Elena Wendling Ruscheinsky


{{res.msg}}