Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

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Dados do Trabalho


TÍTULO

AS PRATICAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFSC CAMPUS SAO JOSE: O PROCESSO DE FORMAÇAO E CONSTITUIÇAO DA IDENTIDADE DOCENTE

RESUMO

O estágio supervisionado dos Cursos de Licenciatura do IFSC-SJ foi, no decorrer de sua história, repercutindo de forma positiva na formação identitária dos licenciandos, a partir da interação com práticas de “letramento pedagógico” (COLAÇO e FISCHER, 2015). O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os caminhos teórico-metodológicos das práticas de estágio das licenciaturas do IFSC-SJ, a fim de analisar suas implicações na formação e na constituição da identidade docente dos acadêmicos. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso do tipo etnográfico (ANDRÉ, 1995). Dentre os referenciais que sustentam o eixo teórico da pesquisa destaca-se: Freire (2014), Pimenta e Lima (2004), Contreras (2002), Street (1995), Colaço e Fischer (2015), Bauman (2005). A formação dos professores nos cursos de licenciatura está estabelecida pela Lei Nº 11.892/2008 que cria os Institutos Federais, tornando-se de suma relevância pesquisas sobre essas ofertas.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Paula Alves de Aguiar 040.609.759-31

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

CAROLINA TOLEDO CAVALCANTE, Denise Gomes Silva Costa, Mariana Schneider, Paula Alves Aguiar


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