Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

A INTEGRAÇAO DA TEORIA COM A EXPERIMENTAÇAO NO ENSINO DE FISICA: A ATUAÇAO DO PIBID

RESUMO

Atualmente na cidade de Araranguá o Pibid (programa institucional de bolsa de iniciação à docência) atende duas escolas: IFSC - Araranguá e Eeb de Araranguá. No IFSC - Araranguá o programa abrange cerca de 115 alunos, conta com o apoio de 5 bolsistas e tem a sua disposição laboratórios experimentais de física para auxiliar nas práticas. O Pibid atua em projetos do IFSC como o CLF (campeonato de lançamento de foguetes), e desenvolve práticas que integradas ao ensino do professor desempenham um importante papel em sala de aula, como as práticas de MU e MUV que mostram dinamicamente o movimento de uma bola, ou então jogos didáticos que podem auxiliar no entendimento do conteúdo estudado. Além de ajudar os alunos da educação básica atingidos pelo programa, o Pibid tem grande relevância na formação dos futuros docentes de Física, pois propicia desde o início da graduação o contato com a sala de aula e fornece as ferramentas necessárias para que o discente integre a pesquisa com a prática e posteriormente as transformem em ensino.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Bruno Leal Dias
CPF - 053.002.469-13

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

CRISTINA SPOLTI LORENZETTI, JEFFERSON JHONATA CRUZ DE OLIVEIRA, Bruno Leal Dias


{{res.msg}}