Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

QUESTIONANDO A HETERONORMATIVIDADE: OFICINAS SOBRE DIVERSIDADE E DIFERENÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR

RESUMO

Refletindo sobre a necessidade de sensibilizar discentes e docentes do Ensino Médio sobre a importância de uma convivência respeitosa entre as diferentes manifestações de gênero no ambiente escola, pensou-se em atividades de extensão interdisciplinares em que discentes e docentes de cursos e escolas diferentes pudessem compartilhar experiências sobre a pedagogia queer, que explora um novo enfoque sobre os processos sociais que constituem a modernidade. Realizaram-se duas intervenções extensionistas, possibilitando o compartilhamento de experiências a respeito do assunto por meio de oficinas interdisciplinares. Essa vivência possibilitou que os participantes refletissem tanto em relação à aceitação dos outros como diferentes, como também a si mesmos com suas contradições e peculiaridades. Considerando-se que não há como isolar a escola do seu entorno social e que situações que ocorrem nela têm relação com o que está fora dela, a escola se torna um lugar privilegiado para reflexão e debate de temas ligados ao gênero.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Rafaela Andréia Lopes. 069.194.299-42

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

ANDREIA AMBROSIO-ACCORDI, Rafaela Andréia Lopes, Iury Almeida Accordi


{{res.msg}}