Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

IFSCIENCE: A CIENCIA NO IFSC E PARA TODOS

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma proposta de divulgação científica fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Tal proposta também procurou fazer a articulação entre a divulgação científica e o ensino formal. Para tanto, se optou por temas bastante populares e com a potencialidade de despertar a pré-disposição em aprender, tais como: filmes da Marvel, buracos negros e vida fora da Terra. A metodologia da pesquisa teve cinco etapas: (i) revisão bibliográfica procurando temas pouco explorados acerca de buracos negros na divulgação científica; (ii) apropriação do tema; (iii) produção e divulgação de material de divulgação científica; (iv) elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e a produção do material necessário para sua implementação e; (v) disponibilização de todo material produzido em uma página educacional na rede mundial de computadores e em um canal no YouTube. Os possíveis resultados podem ser descritos como que, tanto o material de divulgação científica, bem como o material instrucional e a própria UEPS têm a potencialidade de serem materiais potencialmente significativos e possibilitam despertar a pré-disposição em aprender.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

LEONARDO VICENTE DUARTE
CPF: 086.146.039-16

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

LARISSA DO NASCIMENTO PIRES, LEONARDO VICENTE DUARTE, GUILHERME EMERIM NUNES, MAYKON JEFERSON PEREIRA ANTUNES, CRISTINA SPOLTI LORENZETTI, ELETICIA BECKER, FELIPE DAMASIO


{{res.msg}}