Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERMANENCIA E EXITO NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CAMPUS JOINVILLE: MOTIVAÇOES QUE LEVARAM OS ALUNOS A CONCLUIR OS CURSOS

RESUMO

A evasão escolar é um problema complexo e preocupante para as instituições de ensino, sendo que as quais devem avaliar a suma importância da permanência e êxito de seus estudantes diante desta situação. O objetivo desta pesquisa foi reconhecer as motivações que levam os alunos, matriculados entre 2007 e 2018, a concluir os cursos no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville. Este trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa, de característica exploratória, sobre as taxas de evasão e de conclusão no IFSC - Campus Joinville e as motivações do êxito escolar, onde foram utilizados dados dos cursos (1) Técnico Concomitante em Mecânica, (2) Técnico Concomitante em Eletroeletrônica, (3) Técnico Integrado em Mecânica, (4) Técnico Integrado em Eletroeletrônica, (5) Subsequente em Enfermagem, (6) Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, (7) Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e (8) Técnico em Mecânica Industrial, entre os anos de 2007 e 2018. Acredita-se que esta pesquisa possa trazer contribuições ao processo de formação dos atuais e futuros estudantes da instituição, uma vez que conforme os resultados apresentados sejam promovidas ações institucionais que auxiliam o êxito estudantil.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Virginia Luzmila Davila Quispe - 01394448902 (discente acompanhante)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

BEATRIZ BORINELLI, VIRGINIA LUZMILA DAVILA QUISPE, NYCOLE KULIK, SUELY MARIA ANDERLE


{{res.msg}}