Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

AS POTENCIALIDADES DO USO DO SOFTWARE ADOBE PHOTOSHOP PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA MUDANÇA DE PERSPECTIVA

RESUMO

Este trabalho apresenta e discute uma proposta didática desenvolvida em uma turma de nono ano do ensino fundamental, em escola estadual de Braço do Norte (SC). O estudo contribui com as discussões sobre as possíveis relações entre arte e matemática, com auxílio fundamental do software Adobe Photoshop®, a fim de trazer as diversas potencialidades que a matemática pode proporcionar. A partir do tema anamorfose, então, buscou-se problematizar questões relativas ao olhar e à representação por um ângulo de visão não perpendicular ao plano de projeção. Apresenta-se, assim, alguns elementos históricos e conceituais sobre a técnica da perspectiva e sobre a técnica de anamorfose. A pesquisa-ação desenvolveu o trabalho em sala de aula, em que os alunos foram confrontados com situações que envolviam a anamorfose a fim de despertar o interesse sobre o tema, e depois retornou à construção do presente relato que traz a reflexão acerca de todo o processo, destacando as potencialidades e limitações da tecnologia no dia a dia escolar.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

NASARITA ROHDEN, 075.575.209-04.

Arquivos

Área

DT 4 - Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro

Autores

NASARITA ROHDEN, Sandra Regina Beza Albino Comeli


{{res.msg}}