Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

PRODUÇAO COLETIVA DO PROGRAMA CHEMISTRY: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUIMICA

RESUMO

O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa realizado no Câmpus Chapecó do IFSC onde o objetivo principal foi avaliar a contribuição de um programa de rádio, denominado “CHemistry”, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Química III em uma turma de estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Para isso, os estudantes participaram efetivamente da construção do programa, realizando pesquisas, elaborando laudas, entrevistando colegas e gravando o programa. Tais atividades foram orientadas e avaliadas pelo professor da disciplina sendo que, ao final do semestre, houve a avaliação do projeto pelos estudantes através da aplicação de um questionário. A análise do mesmo evidenciou, entre outros fatores, a importância do projeto realizado, sendo que 63% dos respondentes consideraram que as atividades executadas e relacionadas ao programa contribuíram de forma efetiva para seu aprendizado em química. Além disso, foi possível observar uma significativa redução no percentual de reprovação de alunos na disciplina de Química III, em comparação com os semestres anteriores.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

FABIO MACHADO DA SILVA
00251129020

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

KETHERYN NATHALLY FISTAROL, FABIO MACHADO DA SILVA, EDUARDA SALETE MERLO, PATRICIA VOIGT, SHAIAN JOSÉ ANGHINONI


{{res.msg}}