Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos
Dados do Trabalho
TÍTULO
PROTAGONISMO JUVENIL E O CORPO ENQUANTO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS
RESUMO
As produções artísticas podem ser analisadas a partir do prisma da continuidade do sistema sociocultural estabelecido ou até mesmo um espelho estético dos valores de um determinado tempo histórico. Assim, não nos surpreende a existência de produções de entretenimento que se retroalimentam da cultura pautada no padrão normativo da sociedade. Todavia, a contracultura é um movimento de resistência e voz contra o padrão cultural estabelecido. O objetivo deste projeto foi refletir sobre questões de gênero a partir da análise do fenômeno atual da contracultura que valoriza e empodera sujeitos plurais e estabelece intersecções entre pautas que visam o estabelecimento de outras formas de conceber as relações sociais e desenvolver um instrumento pedagógico para propagação do projeto. Enquanto objeto para análise selecionou-se músicas contemporâneas por considerar este gênero textual popular, com amplo alcance social. Essas produções foram analisadas pelos estudantes sob a perspectiva artística e sócio-histórica. A proposta se baseia nos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso do Círculo de Bakhtin, entendendo as músicas como discursos que ressignificam não só os sujeitos, mas estabelecem novos sentidos a produções artísticas, transformando-as em instrumento de poder e importante ferramenta para reflexão da história brasileira. A linguagem é uma forma de interação do “eu” com o “outro”, calcada no princípio do dialogismo. O resultado dessa interação social foi a enunciação e essa não tem uma natureza individual, mas está atrelada ao contexto histórico e ideológico dos grupos sociais envolvidos, estabelecendo a possibilidade de criação de novas histórias.
Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)
Renata Waleska de Sousa Pimenta
CPF: 013324086-05
Arquivos
Área
DT 1 - Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional
Autores
GABRIEL THOMPSON TEIXEIRA, Renata Waleska de Sousa Pimenta, Camila Fernandes Carvalho , Isadora Cerratti Foletto, Ana Caroline da Silva
{{res.msg}}