Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ADAPTAÇAO DE PEIXES DE RECIFES ROCHOSOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA AS CONDIÇOES DE CULTIVO COMERCIAL PARA FINS ORNAMENTAIS.

RESUMO

Um dos principais desafios do setor de peixes ornamentais marinhos no Brasil é aumentar a produção através de aquicultura, com o objetivo de disponibilizar números suficientes de espécimes que supram as demandas de mercado sem impactar os estoques naturais. Existe ainda um problema do comércio de peixes ornamentais relacionado ao risco de introdução de espécies exóticas. Visando solucionar essa problemática, o presente projeto está testando metodologias que viabilizem o sucesso do cultivo de algumas espécies de peixes nativas dos recifes rochosos do Estado de Santa Catarina. Testes realizados com a donzelinha Stegastes variabilis, constataram a viabilidade da captura de matrizes nos recifes rochosos de Santa Catarina. A aclimatação de exemplares ao ambiente de cultivo em aquários foi bem sucedida. Agressividade intraespecífica e dificuldade na formação de casais nos aquários foram observadas e uma sugestão de como minimizar esse problema foi apresentada. Um teste de realce de coloração por modificação na dieta resultou em um sutil aumento nos tons amarelos, indicando caminhos para novos testes. Desta forma, os trabalhos realizados estão proporcionando uma ótima oportunidade de aprendizado aos alunos do curso técnico em aquicultura no que diz respeito à produção de peixes recifais nativos do estado de Santa Catarina para fins de aquariofilia.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 2 - Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo

Autores

MAIRA SABRINA MILANESE, PEDRO FRANCISCO TRICHEZ FUSSINGER, ALEX SANTOS DE OLIVEIRA, RENATA COSTELLA ACAUAN, BENJAMIM TEIXEIRA, LEONARDO FRANCISCO MARCHADO


{{res.msg}}