Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

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Dados do Trabalho


TÍTULO

A IDENTIDADE DA MULHER NEGRA NO BRASIL PELO VIES DE REPRESENTATIVIDADE E CONSTRUÇAO IDENTITARIA

RESUMO

A identidade atrelada à negritude feminina e brasileira é construída em diálogo com fatores históricos nos âmbitos de gênero, classe e cor. Presenciamos a invisibilidade das figuras afro-brasileiras na mídia, no cotidiano e em sua constante exclusão nos demais meios sociais.Propaga-se, nas diversas mídias, uma imagem fetichista da mulher negra, como indivíduo inferior, desnecessário, sem aprofundamento psicológico e/ou emocional. Assim assumimos que, para compreender a idealização do coletivo identitário específico: mulher negra e brasileira, se interseccionam várias discussões e ramificações de problemáticas já existentes.No presente artigo, dá se foco à maneira com que os meios de comunicação de massa constroem a imagem da mulher afro- brasileira e como essa imagem interfere na formação da opinião pública sob corpos negros e femininos. Objetiva se nesta pesquisa compreender como os meios de comunicação moldaram, e ainda moldam, as figuras identitárias e representativas desse grupo específico por meio da interpretação de pesquisa individual e revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Identidade; Mulher negra;Mídia.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

NOME: Luiz Herculano de Sousa Guilherme
CPF: 056.317.967-83

Arquivos

Área

DT 1 - Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional

Autores

MANOELA MARIE MULHMANN, Raquel Cristina Isensee da Silva


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