Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DA EXPERIENCIA E INTERAÇAO ENTRE ALUNO-ALUNO.

RESUMO

No âmbito escolar, é recorrente estudantes demonstrarem dificuldades no momento da escrita de um texto. Diante disso, observou-se a necessidade da criação de uma prática pedagógica diferenciada com o propósito de auxiliar esses estudantes, buscando minimizar suas dificuldades no processo de escrita. A prática recorrida foi a implantação da monitoria de língua portuguesa e o laboratório de correção textual. Tal proposta pautou-se na escolha de nove estudantes inscritos nos cursos integrados do Campus Gaspar. A seleção desses monitores ocorreu a partir de testes e voluntariado, juntamente com a realização de um curso de capacitação elaborado e sob orientação do professor da Unidade Curricular Língua Portuguesa V, com a finalidade de promover por meio da APT a ampliação do itinerário formativo dos estudantes do IFSC em Língua Portuguesa, tendo em vista seu protagonismo como produtor e corretor/avaliador de textos. Os resultados apontaram que as dificuldades da escrita desse público compreende aspectos envolvendo a coesão e a coerência de sentenças, assim como na sua articulação entre os parágrafos. Considera-se, que tal prática pedagógica possibilitou a interação entre os sujeitos envolvidos a saber, estudante-professor, estudante-estudante. Além disso, proporcionou um ambiente mais acolhedor, assim como os estudantes sentiram-se motivados na e pela mediação desse conhecimento.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Bárbara Duwe de Lima 099.144.109-52

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

DANIELA ARAUJO, BÁRBARA DUWE DE LIMA


{{res.msg}}