Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMATICA NO CURSO TECNICO INTEGRADO AO ENSINO MEDIO

RESUMO

Este trabalho foi aplicado na disciplina de matemática com alunos do primeiro ano do curso Técnico em Edificações, integrado ao ensino médio, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina, câmpus São Carlos. O objetivo foi desenvolver estratégias para auxiliar na demonstração da aplicabilidade dos conceitos matemáticos no curso. O método de ensino, consistia em primeiro aplicar a parte prática e depois o conceito, para solucionar problemas que impliquem na construção civil. Foram realizadas atividades práticas de verificação de esquadro, nível, prumo, distâncias e massa, utilizando ferramentas comumente empregadas em obras de construção. Posteriormente foram trabalhados os conceitos de Conjuntos numéricos e Trigonometria no triângulo retângulo. Observou-se que o método não surtiu efeito imediato para a compreensão dos conceitos estudados, porém a metodologia ativa permitiu verificar a colaboração espontânea dos alunos durante a realização das atividades.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

SIMONE APARECIDA SILVA SOUZA


{{res.msg}}