Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA CONTINUIDADE DA ANÁLISE DA EVASÃO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DOS CURSOS INTEGRADOS DO IFSC-CÂMPUS CRICIÚMA.

RESUMO

Esse projeto foi implementado no segundo semestre de 2018, pelo Grupo de Pesquisa em Evasão e Tecnologias Educacionais (GETEC). O objetivo era ampliar as análises que já estavam sendo realizadas dos índices de sucesso, evasão e retenção discentes com suas formas de ingresso nos Cursos Integrados do Câmpus Criciúma. Para tanto, elaborou uma ferramenta de análise e um tutorial capaz de orientar sua construção e implementação. A metodologia utilizada foi dividida em 7 etapas: 1) busca de informações sobre ingressantes e suas cotas; 2) coleta dos dados junto ao Registro Acadêmico; 3) utilização da ferramenta PROCV; 4) elaboração de uma Tabela Dinâmica; 5) elaboração de Gráficos Dinâmicos; 6) análise dos resultados obtidos; e 7) a edição de um vídeo explicativo sobre a criação de tabelas e gráficos dinâmicos. O software utilizado da terceira até a quinta etapa foi o Microsoft Excel. Os resultados da metodologia podem servir de instrumento para tomadas de decisões e ações futuras de docentes, em suas práticas pedagógicas, e da gestão institucional com vistas à promoção do avanço do estudante em sua vida acadêmica. Existe a expectativa que, futuramente, o Sistema Acadêmico disponibilize ferramentas que permitam as análises propostas nesse projeto.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Marcos Grams - 42007160030

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

JAYNI BITENCOURT LIMA, JAMYNE COLLE VIEIRA, SHARLON STORK JOSÉ, VALTER SOARES VILPERT, CARLOS DANIEL OFUGI, IURI SPACEK, MARCOS GRAMS, SÉRGIO SILVEIRA


{{res.msg}}