Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

REFLEXOES SOBRE A DEPREDAÇAO DO PATRIMONIO PUBLICO ESCOLAR: COMO ESTIMULAR A CONSCIENTIZAÇAO E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS?

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar ações estratégicas possíveis de serem aplicadas na Escola de Educação Básica Soror Angélica (EBBSA) (São Lourenço do Oeste - SC), visando estimular uma nova postura da comunidade escolar perante a conservação e cuidados com o patrimônio público escolar. A metodologia utilizada é qualitativa, de natureza descritiva e classificada como pesquisa aplicada. Os atores protagonistas da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), bem como a professora orientadora e também autora deste trabalho. A investigação baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental e na pesquisa participante, baseada na observação sistemática dos ambientes depredados da escola em questão, em entrevistas com colaboradores da escola e na atividade de brainstorming. Os procedimentos aplicados apontaram algumas estratégias exequíveis para os devidos reparos e sugestões de ações de conscientização, a fim de estimular mudanças de comportamento e de evitar a recorrência da depredação do ambiente público escolar em questão.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

LIDIA CRUZETTA MONTEIRO, Roberta Cajaseiras de Carvalho


{{res.msg}}