Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA AGUA DO MAR UTILIZADA PARA CULTIVO DE MOLUSCO NO RIBEIRAO DA ILHA, FLORIANOPOLIS/SC, BRASIL.

RESUMO

O presente estudo objetivou analisar a qualidade da água do mar utilizada para o cultivo de moluscos no bairro Ribeirão da Ilha, localizada no sul de Florianópolis/SC, gerando dados comparativos para o monitoramento do estado de preservação do mesmo ao longo do tempo. Até o mês de junho/2019 foram realizadas duas coletas em cinco pontos de amostragem. É importante salientar que serão realizadas mais 08 coletas até novembro de 2020 (Edital PROEX 02/2018, IFSC Câmpus Florianópolis). Dentre os parâmetros analisados, alguns apresentaram valores dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente, exceto pelo OD (Oxigênio Dissolvido), que apresentou nos cinco pontos de amostragem, valores abaixo do permitido. A DBO5 (Demanda Bioquímica de Oxigênio), apresentou valores médios acima do permitido. Observou-se um número mais elevado de Coliformes Termotolerantes nos pontos 1, 2 e 3 na localidade do Barro Vermelho, em comparação aos pontos 4 e 5. Este número elevado de Coliformes possivelmente ocorre devido à confluência com os Rios Arroio Alto Ribeirão e Ribeirão Chico Crioulo, evidenciando a contaminação por efluentes domésticos.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 2 - Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo

Autores

WANUSSA BAJORINAS, Mariana Botelho Marques, Maria Angélica Bonadiman Marin, Jaqueline Bosse, Fernando José Fernandes Gonçalves


{{res.msg}}