Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

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Dados do Trabalho


TÍTULO

CONTROLE DE VELOCIDADE DE MAQUINAS ELETRICAS ACIONADAS POR INVERSOR COMUTADO EM BAIXA FREQUENCIA

RESUMO

A necessidade da otimização dos processos industriais ajudou no desenvolvimento de tecnologias de acionamento e controle de motores. Grandezas como velocidade, torque e até mesmo a posição do eixo passaram a ser monitoradas e ajustadas conforme a necessidade do processo. Isso passou a ser possível com a evolução da eletrônica de potência e o advento do inversor de frequência. Quando trabalhamos com motores de grande potência, o seu acionamento impõe algumas dificuldades para o inversor que o aciona, um desses problemas diz respeito às perdas por comutação dos semicondutores empregados no inversor uma vez que devem interromper níveis consideráveis de corrente. Como solução, empregaram-se técnicas de modulação que garantem a baixa distorção harmônica e diminuição das perdas por comutação. O presente trabalho foi desenvolvido durante o projeto “Controle de Velocidade de Máquinas Elétricas Acionadas por Inversor Comutado em Baixa Frequência.” E tem como objetivo final o desenvolvimento de um inversor trifásico para controle eletrônico de motores elétricos de grande potência.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 4 - Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro

Autores

EDUARDO ESPIT CENTENARO, LICIA BRUM GONÇALVES


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