Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

EVASAO E IDENTIDADE NO CURSO DE ENGENHARIA ELETRICA

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultado parciais de um projeto de pesquisa cujo objetivo era analisar as identidades evocadas por alunos do Curso de Engenharia, tanto em curso quanto evadidos, para avaliar possíveis fatores de sucesso e de desistência. A metodologia adotada pode ser dividida em duas fases. Primeiramente, buscou-se analisar os o percentual de evasão do Curso de Engenharia Elétrica no Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Para isso coletou-se dados de matrícula de 2016 a 2018. Em segundo lugar, foram realizadas entrevistas com alunos evadidos em curso e os dados de áudio transcritos para análise. A partir da análise dos dados de matrícula dos alunos, identificou-se que o índice de evasão do curso é de 25%. Por tratar-se de uma pesquisa em andamento, ainda é necessário analisar as transcrições das entrevistas para verificar se é possível identificar fatores que influenciam na permanência ou na desistência desses alunos.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

RAMON ARAUJO ALEXANDRE, ANDERSON BERTOLDI


{{res.msg}}