Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUENCIA DE EXPERIMENTOS RELACIONADOS A OPTICA GEOMETRICA: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL COM ENFASE NO APRENDIZADO E COMPREENSAO DE CONCEITOS FISICOS

RESUMO

O desenvolvimento dos conhecimentos prévios partindo do uso de experimentos para o ensino de física permite que os estudantes desenvolvam sua capacidade criativa, sua capacidade de interpretação e a autonomia. O presente trabalho foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola de Educação Básica Julius Karsten com três turmas do segundo ano do Ensino Médio. A metodologia proposta pelo projeto para o desenvolvimento da intervenção visa a demonstração de experimentos de forma expositiva e participativa, onde os estudantes são levados a contextualizar o conhecimento teórico com seu cotidiano, seus conhecimentos prévios com os conceitos teóricos aplicados nos experimentos. Diante disso, o projeto foi dividido em três encontros com cada turma. O primeiro encontro foi focado nos experimentos sobre espelhos planos, ilusão de óptica, infravermelho e refração da luz. Para o segundo encontro foram apresentados experimentos envolvendo lentes esféricas e espelhos esféricos, câmera escura, explicação sobre a fisiologia do olho humano, polarizadores e problemas de Visão. Dentre os resultados obtidos pode-se salientar a participação efetiva dos alunos no desenvolvimento das atividades, visto que os mesmos elaboraram hipóteses e buscaram exemplos cotidianos dos fenômenos observados nos experimentos. Tomando como base os questionários com as considerações dos alunos acerca da contribuição que a intervenção trouxe para os seus conhecimentos prévios, conclui-se que o desenvolvimento de experimentos e a contextualização dos mesmos é um método eficiente, na medida em que facilita compreensão do educando a respeito dos conteúdos de física.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Natália Schappo Engelhard
CPF: 076.153.359-14

Arquivos

Área

DT 1 - Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional

Autores

GISLAINE BATISTA


{{res.msg}}