Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

COMO SE ARTICULAM A FORMAÇAO INICIAL E A PRATICA DOCENTE: UM OLHAR VOLTADO PARA A PESQUISA

RESUMO

A articulação entre a pesquisa e a formação docente (inicial e continuada) tem sido apontada como um desafio pela literatura prévia. Portanto, o nosso objetivo é investigar como uma egressa vincula/mobiliza os conhecimentos acerca da pesquisa obtidos na sua formação inicial à sua atuação profissional no Ensino Básico. O presente trabalho apresenta os resultados preliminares de um estudo de caso que está sendo realizado no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física do IFSC-Jaraguá do Sul. Em virtude da natureza do objetivo proposto, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo. Os dados, aqui, analisados foram coletados a partir de uma entrevista semi-estruturada e indicam que a egressa é sensível (1) ao caráter formativo da pesquisa em sua formação inicial bem como (2) à possibilidade de articular à pesquisa a sua prática atual. Destaca-se ainda, que na continuidade deste estudo pretende-se desenvolver a análise de documentos oficiais que envolvem a formação de professores juntamente com entrevistas semi-estruturadas com Licenciandos em Física da mesma Instituição.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Kenia Regina Streich - CPF: 096.053.839-93
Lucas Leandro R. Muniz - CPF: 108.295.409-89

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

KENIA REGINA STREICH, LUCAS LEANDRO R. MUNIZ, ANA CECÍLIA G. TORRES


{{res.msg}}