Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TECNICOS E A ANSIEDADE MATEMATICA

RESUMO

O estudo investigou as relações entre os princípios da matemática, a ansiedade perante essa unidade curricular, atitudes e desempenho, em um exemplar de 132 estudantes dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, em que foi aplicado um questionário sobre ansiedade matemática. O resultado obtido, foi aplicado em modelos de equações estruturais e o produto disso utilizado para comprovar a hipótese de que as relações entre os fundamentos da matemática e a ansiedade pré-avaliação podem ser significantes no desempenho dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar os resultados de acordo com as descobertas feitas através do questionário. Os resultados encontrados apontam que a ansiedade matemática afeta apenas o desempenho indireto dos alunos através de atitudes, que é o principal preditor de desempenho e mediador entre ansiedade e desempenho, sendo influenciada positivamente pelos princípios da matemática e negativamente pela ansiedade. No entanto, a ansiedade matemática mostra-se preditora direta de atitudes, e estas por sua vez provocam um efeito direto sobre os estudantes. Este papel preponderante de atitudes em relação a matemática comprometerá o desempenho dos estudantes. Entende-se que este é um projeto de caráter para os educandos e para os educadores, que atuam em turmas de ensino médio, uma vez que busca trazer significados por meio da discussão sobre os fatores que desencadeiam a ansiedade matemática.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Gabriel Douglas Ciquelero (089.607.389-05)
Lílian Zanella (058.291.989-40)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

GABRIEL DOUGLAS CIQUELERO, Lílian Zanella, Simone Raquel Casarin Machado, Camile Wendt


{{res.msg}}