Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI)

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Dados do Trabalho


TÍTULO

CONHECIMENTO ACESSIVEL: AUTONOMIA PARA INVISUAIS

RESUMO

A busca de soluções técnicas para promover a acessibilidade em edificações é
reflexo da mudança da sociedade e do Estado, sua percepção enquanto
responsável pela promoção dos direitos constitucionais dos cidadãos. A partir
de um estudo de caso desenvolvido em sala de aula, na busca do atendimento
aos critérios de acessibilidade no espaço da biblioteca do Campus Canoinhas,
percebeu-se a demanda de trazer os parâmetros de acessibilidade ao âmbito
informacional. Dessa forma, o objetivo da atividade foi desenvolver um sistema
de sinalização em braile para as estantes, prateleiras e obras, a fim de tornar o
processo de pesquisa, identificação e coleta de livro mais autônomo por parte
de usuários cegos. A metodologia empregada compreende as seguintes
etapas: revisão conceitual dos aspectos inerentes ao Design Inclusivo; estudo
de caso para identificar de que forma as obras são catalogadas na biblioteca
do campus; determinação das informações relevantes para o usuário durante a
pesquisa e coleta do material; impressão do material em braile; instalação de
software ledor de tela no terminal de busca da biblioteca e, por fim, realização
de vivência com invisuais. Dentre os resultados já atingidos, destacam-se:
revisão conceitual e sua incorporação no processo; identificação das
informações mais relevantes para o usuário; definição do sistema de
sinalização, impressão e instalação do material em braile.

Nome e CPF do acompanhante (discente ou servidor que viajará ao evento)

Arquivos

Área

DT 3 - Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo

Autores

CASSIA FERNANDA CARULACK, GABRIEL DE BEM


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