Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROMOÇAO DE PRATICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO IFSC

Resumo

A diversidade de pessoas que caracteriza o ambiente escolar é uma das suas maiores riquezas. O educador tem a nobre missão de promover a inclusão neste contexto. As práticas que promovem a inclusão, em sua maioria, ficam restritas ao educador que a aplica. O objetivo da iniciativa é disseminar ações que promovem a inclusão no ambiente educacional. Para isso, criou-se a plataforma educacaoinclusiva.org, com esforços de ensino, pesquisa, extensão e gestão no IFSC. No ensino, a partir dos estudos de uma aluna do PROFEPT e seu orientador no IFSC, idealizou-se uma plataforma colaborativa de compartilhamento de práticas educacionais inclusivas. Com auxílio de equipe multidisciplinar formalizou-se um projeto de pesquisa e extensão para auxiliar na concepção e operacionalização da plataforma e coleta de práticas. Na gestão do IFSC criou-se um prêmio para valorizar a participação e publicação de práticas da instituição. Assim, por meio de um edital da DAE, os educadores e os câmpus que tiveram maior número de práticas publicadas foram premiados com recursos financeiros a serem empregados para investir ainda mais nas ações de educação inclusiva. A plataforma publicou até o momento 75 experiências inclusivas de 54 diferentes educadores, das redes municipal, estadual e federal tanto de instituições públicas quanto privadas de educação, de diversos estados brasileiros. Os esforços com o edital/prêmio interno do IFSC conseguiram um número expressivo de práticas publicadas num período aproximado de 40 dias. Foram 20 novas práticas, de 7 diferentes câmpus. Tais resultados positivos ratificam o grande potencial de replicação desta experiência.

Área

Contextos e desafios da implantação da Rede

Autores

ERICO DE AVILA MADRUGA, Douglas Pauleski Juliani, Elaine Seiffert, Sabrina Bleicher, Daniel Mazon, Girlane Bondam, Janaína Zanchin, Igor Thiago Mendonça


{{res.msg}}